Nunca aos Domingos (1960)
País: Grécia, 97 minutos
Título Original: Pote tin Kyriaki
Diretor(s): Jules Dassin
Gênero(s): Comédia, Drama, Romance
Legendas: Português,Inglês, Espanhol
Tipo de Mídia: Cópia Digital
Tela: 16:9 Widescreen
Resolução: 1280 x 720, 1920 x 1080










DOWNLOAD DO FILME E LEGENDA
PRÊMIOS
Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA
Oscar de Melhor Canção Original (Manos Hatzidakis)
Festival Internacional de Cannes, França
Prêmio de Melhor Atriz (Melina Mercouri)
Sinopse: No Pireu, porto da cidade de Atenas, Grécia, uma mulher cheia de vida e bom humor, chamada Ilya, é a mais popular entre os homens porque, sendo prostituta, não está interessada apenas no cliente que melhor lhe paga. Ela nunca define um preço e, por outro lado, é preciso que simpatize com o cliente para, então, sair com ele. Todos os dias ela nada junto ao píer e, aos domingos, mantém uma casa aberta com comida, bebidas e música.
Um jovem intelectual, Homer Thrace, chega da América em busca da verdade que está por trás da queda da grandeza da Grécia antiga, quando Platão e Aristóteles viveram. Ele é apresentado à Ilya por seu amigo, o Capitão, na taberna onde ela costuma dançar para seus amigos e clientes.
Homer sente-se imediatamente encantado pelo espírito livre dela, ao vê-la sair com um marinheiro inglês após negociar um preço por sua noite e, ao mesmo tempo, horrorizado com seu estilo de vida. No local, há ainda prostitutas que também admiram Ilya por sua liberdade e que são mantidas em luxuosos apartamentos pelo cafetão, conhecido pela alcunha de “Sem Rosto”, como forma de mantê-las sob controle.
Homer não consegue aceitar a filosofia de vida de Ilya, principalmente quando descobre que ela escreveu seus próprios finais felizes para as clássicas tragédias gregas, recusando-se a aceitar os verdadeiros finais, mesmo quando ela as assiste durante o Festival realizado anualmente. Ele acredita que se tiver oportunidade de mostrar-lhe o lado cultural da vida, por duas semanas, ela deixará a prostituição por uma vida melhor.
Como ela não pode dispor de duas semanas por razões financeiras, Homer se prontifica a indenizá-la desde que ela assuma o compromisso de estudar a história da arte e filosofia. Ela concorda em parte porque está começando a se interessar por um de seus clientes, um meio-italiano de nome Tonio, que se acha completamente caído por ela.
De qualquer forma, aceita o desafio, mesmo tendo que se afastar um pouco de Tonio e, principalmente, de ter que fechar a casa para os amigos aos domingos. O que Ilya não sabe é que todo o dinheiro que Homer gasta com ela vem na realidade das mãos de “Sem Rosto”, que deseja vê-la fora do mercado de prostituição, uma vez que suas ideias de liberdade podem influenciar outras prostitutas.
Certo dia, entretanto, sua amiga Despo, uma das prostitutas que vivem nos luxuosos apartamentos de “Sem Rosto”, a procura para dizer-lhe que descobriu ser o cafetão o verdadeiro financiador de seus estudos. Furiosa, Ilya se volta contra Homer, ao mesmo tempo em que lidera as outras prostitutas numa revolta que se dá exatamente no dia em que uma frota da Marinha chega ao porto. De cima dos apartamentos, elas jogam colchões e roupa de cama sobre as cabeças dos marinheiros frustrados. Por conta dessa rebelião, são presas. Pouco tempo depois, entretanto, “Sem Rosto” chega à Delegacia com seu advogado para providenciar a soltura do grupo.
Ilya retorna à taberna, onde descobre que Homer criou uma crise ao dizer a Taki, um virtuoso tocador de bouzouki, que ele não é um verdadeiro músico por não saber ler partituras. Como Taki se trancara no banheiro, Ilya lhe pergunta se os pássaros, por acaso, sabem ler partituras. Se não sabem, por que não param de cantar?
Movido pelas palavras da amiga, o músico sai do banheiro e, feliz, volta a tocar seu instrumento, fazendo com que as pessoas que se acham na taberna comecem a dançar alegremente. Homer, ligeiramente embriagado, confessa à Ilya, na frente de todos, que tudo o que fez foi por amor, já que se apaixonou por ela desde o primeiro momento em que a viu. Surpresa, ela lhe pergunta o porquê dele não lhe ter dito isso antes. Tonio intervém e, pegando-a nos braços, afirma que “agora é tarde”, saindo em seguida com a jovem.
Elenco: